Copa Rondônia de Xadrez Escolar, Online, 2021,   (CRXE 2021 Online), Masculino e Feminino, 1ª edição.

Evento esportivo, integração entre estudantes residentes nos municípios de Rondônia.

 

A Federação Rondoniense de Xadrez Escolar (FRXE) e o Instituto MVR convidam alunos de escolas municipais, estaduais, filantrópicas e particulares em todas as cidades do estado de Rondônia para participar da Copa Rondônia de Xadrez Escolar, 2021, Online, Masculino e Feminino, 1ª Edição.

A Copa Rondônia de Xadrez Escolar, 2021, Online, Masculino e Feminino, em cada edição, será realizada com fase regional classificatória (15 regionais) e fase final estadual. Os vencedores, em cada categoria, serão campeões da edição. Os vencedores da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª edição disputarão a Copa Rondônia dos Campeões, e os vencedores em cada categoria serão os Campeões da Copa Rondônia de Xadrez Escolar, Online, 2021.

 

Etapas Regionais:

Acessar a página da regional e ver dia e horário da fase classificatória. Para cada edição terá uma fase regional.

 

Objetivo da Fase de Etapas Regionais

Classificação dos vencedores, sendo que o 1º colocados de cada modalidade participará da Final Estadual, que será realizada via online no dia 21 de fevereiro de 2021.

 

Modalidade:

Xadrez Virtual

 

Categoria

Sub 8, alunos até 8 anos;

Sub 10, alunos até 10 anos;

Sub 12, alunos até 12 anos;

Sub 14, alunos até 14 anos;

Sub 17, alunos até 17 anos;

Categoria

Adulto, cursando o Ensino Médio ou EJA

 

Objetivo da Copa Norte de Xadrez Escola, Online:

Suprir a falta de torneio presencial, base para treinamento;

 

Premiação do Campeonato

Medalha, Troféu, uma camiseta do Instituto MVR e uma da FRXE.

 

Programação

TORNEIO PATROCINADO, INSCRIÇÃO: gratuita para os atletas, entrando automaticamente no link do torneio *.

 

Inscrições:

Período de 2 a 19 de fevereiro de 2021.

 

Congresso Técnico:

Dia 21 de fevereiro de 2021, as com início às 9 horas e 30 minutos.

 

Realização dos jogos:

Dia 21 de fevereiro de 2021, com início às 10 horas e 30 minutos.

 

Sistema de Disputa, Ritmo de Jogo

Ritmo Rápido, individual, 10 minutos.

A competição será realizada na plataforma LiChess.org

 

Arbitragem

Professor Gualter Amélio

 

Condições Gerais

Os participantes desde o ato da inscrição estarão autorizando a utilização do nome, imagem e som de voz para a divulgação do torneio, por período indeterminado, sem qualquer ônus para a Organização. A inscrição para este evento implicará na plena aceitação das disposições do presente regulamento.

 

Regulamento da

Copa Rondônia de Xadrez Escolar, 2021, Online, está publicado na página de cada regional

 

 

 

Realização

Instituto MVR

Organização

Federação Rondoniense de Xadrez Escolar (FRXE)

Apoio:

Confederação Brasileira de Xadrez Escolar – CBXE

Centro Brasileiro dos Esportes da Mente – CEBEM

 

Apoio Técnico:

Federação Rondoniense de Xadrez (FRX) / Absoluto

XPGA Academia de Xadrez

 

Coordenador Técnico

Professor Gualter Amélio

 

Contato da coordenação

E-mail: frxe.frxe@gmail.com

Fone (69) 9 9972 2294 WatsApp

 

Publicado pelo Departamento de Esportes e Eventos da Federação Rondoniense de

Xadrez Escolar (FRXE) e Departamento de Organização de Eventos do Instituto MVR

 

 

Copa Rondônia de Xadrez Escolar, 2021, Online, Masculino e Feminino, 1ª Edição (CRXE 2021 Online).

Campeonato de Integração de Estudantes dos municípios do estado de Rondônia.

 

 

1. Regulamento

1.1 Informações Gerais

 

O torneio é aberto para qualquer jogador, aluno de escolas municipais, estaduais e particulares.

 

1.1.1. A inscrição dos jogadores no torneio implica na aceitação de TODAS as regras deste regulamento sob pena de sofrer as punições previstas no mesmo.

1.1.2. O torneio terá início em data definida pela administração e divulgada nos grupos.

1.1.3. Todas as partidas devem ser jogadas pelo site www.lichess.org.

Serão solicitados aos jogadores os PGN’s dos jogos para documentação das partidas deste torneio.

1.1.4. Os pgns devem ser enviados preferencialmente no modelo simplificado, sem o tempo e informações dos lances.

1.1.5. O objetivo deste torneio é fomentar o xadrez e interagir o convívio entre os alunos que é fundamental na construção de aprendizagens significativas. Por meio do xadrez, eles trocam conhecimentos, aprendem a se relacionar e constroem valores e respeito.

 

2. Dos Critérios para Inscrição:

2.1. Todos os jogadores inscritos devem ter tempo disponível para participar de todas as rodadas.

 

2.1.1. É necessário que os jogadores façam parte do grupo de whatsapp de acordo com a série da disputa, pois será o único canal de transmissão de informações gerais do torneio.

2.1.2. Os interessados em participar do torneio devem solicitar inscrição apenas no privado da administração enviando os seguintes dados:

a) Nome do Jogador

b) Nick

c) Rating RAPID da plataforma lichess.org.

d) Cidade

2.1.3. O jogador que tiver algum problema com acesso ou senha no site, deve regularizar sua situação antes do início do torneio e passar seu novo nick caso seja necessário fazer outra conta.

2.1.4. Não será aceita inscrição de contas marcadas pela plataforma lichess.org. como (cheeter) “famoso usuário de engines”.

2.1.5. Não será aceito mudanças de nick após o início do torneio, se durante uma partida o jogador utilizar um nick que não é o que foi inscrito no torneio, o mesmo será eliminado do torneio, a partida será cancelada e declarada vitória por w.o. para o seu adversário.

 

 

3. Do Formato do torneio/Realização dos jogos:

 

3.1. Para realização do torneio será utilizado o sistema todos contra todos.

3.1.1. O torneio será realizado em -- rodadas, sendo definido por pontos corridos.

3.1.2. Os jogos ocorrerão com duas partidas por rodada. a) Exemplo: Rodada 1 – (Jogador A) x (Jogador B) onde o Jogador A deverá jogar de Brancas, logo na sequência de negras.

3.1.3. Sendo definido a pontuação por rodada de: (2 duas vitórias, 1,5 vitória e empate, 1 vitória e derrota, 0,5 derrota e empate, 0 duas derrotas), caso de W.O será considerado 2 vitorias, e duplo W.O será Zero os pontos para ambos.

 

 

3.2 Da Realização dos Jogos:

 

3.2.1. Os participantes devem se enfrentar em duas partidas a cada rodada.

3.2.2. Ritmo: 10+2. (10min com 2seg. de acréscimo).

3.2.3. Todas as partidas devem ser realizadas no modelo valendo pontos, não serão aceitas partidas com outro ritmo ou em modo amistoso. Em casos de equívocos nos ritmos ou no modo de jogo os jogadores devem realizar uma nova partida dentro do prazo válido para a respectiva rodada.

3.2.4. É de exclusiva responsabilidade dos jogadores postarem os pgns após o término das partidas, os mesmos devem ser enviados diretamente no grupo da série em que está jogando.

3.2.5. Em casos de descumprimento dos itens (3.2.3 e 3.2.4), não será computado o resultado da partida, e será atribuído w.o. para ambos os jogadores.

3.2.6. Sistema de Desempate da 1ª etapa será definido pelo Confronto Direto, se permanecer será jogado nas 2 partidas no ritmo 5+0, persistindo será jogado sempre de 2 em 2 partidas no ritmo 3+0 até definir o vencedor.

 

 

4. Do agendamento dos jogos:

 

4.1. É dever da administração, lançar no grupo da série uma lista de contatos na qual estará o nome, nick e telefone de cada jogador para que todos possam ter facilidade em encontrar seus adversários, além da tabela de emparceiramento em cada rodada.

4.2. É dever de cada jogador, após o lançamento da rodada, procurar na lista de contato ou no grupo o seu adversário, entrar em contato com ele pelo privado do Whatsapp, ou pelo site www.lichess.org para acerta o melhor horário para ambos marcando dia e horário para acontecimento dos jogos dentro do prazo.

4.3. As partidas devem ser marcadas com base no horário de Rondônia, a qualquer período pode ser estabelecido desde que haja acordo entre os jogadores.

4.4. O jogador que por motivo de força maior não puder comparecer no horário combinado deve com antecedência, comunicar à organização e ao adversário, justificando a falta para reagendar o jogo para um novo horário dentro do prazo dos três dias da rodada.

4.5. Em caso do descumprimento do item 4.4 em informar com antecedência atraso ou necessidade de um novo agendamento a tolerância ao atraso de um jogador será de 15min do horário combinado, após esse tempo de tolerância seu oponente ganhará a partida por W.O. Devendo o mesmo enviar os prints do horário marcado, e print do perfil do adversário no lichess informando que o adversário se encontra off-line como forma de comprovar o descumprimento do acordo e consequentemente reivindicar a vitória.

4.6. A única exceção ao item 4.4 é a seguinte: Em caso extremo de coincidir um imprevisto de ambas as partes e realmente o jogo não puder acontecer dentro do prazo previsto para a rodada, os jogadores podem de comum acordo decidir que a partida ficará empatada. Para isso, devem ser enviados os prints das conversas aos Adm’s comunicando os motivos da impossibilidade de realização do jogo para ser analisado o caso e serem computado os pontos.

 

 

5. Do prazo para realização dos jogos:

 

5.1. O prazo será de 10 minutos para cada rodada e os jogos acontecerão, a etapa regional (primeira fase) no dia 14 de fevereiro de 2021, com início ás 10 horas e 30 minutos e a etapa final estadual no dia 21 de fevereiro de 2021, com início às 10 horas e 30 minutos. O Congresso Técnico da fase classificatória será realizado no dia 14 de fevereiro e da fase final estadual será realizado no dia 21 de fevereiro de 2021, ambos com início às 9 horas e 30 minutos.

5.2. Não haverá prorrogação de prazo, caso não aconteça o jogo da rodada será dado W.O. Para ambos os jogadores que não se colocarem disponíveis ou para aquele que não se colocar disponível para o jogo da rodada. Será concedida a vitória para quem se colocar disponível desde que sejam enviados os prints antes do fim da rodada.

5.3. Em caso de esgotamento do prazo para realização da partida e o adversário não retornar o contato pelo privado do Whatsapp ou pelo site www.lichess.org, os jogadores prejudicados devem enviar o print da conversa a administração para que possamos avaliar o caso e aplicar W.O.

 

 

6. Da conduta dos jogadores:

 

6.1. Os participantes devem agir de acordo com os princípios dos bons costumes estabelecidos e aceitos pelo grupo, portanto, não poderão agredir seu adversário direta ou indiretamente, ou de qualquer outra forma apresentar desvio de conduta ética e antidesportiva. O agressor estará sujeito a punição por decisão da administração que pode ser a desclassificação da partida atribuindo vitória ao adversário e\ou exclusão do torneio e do grupo.

6.2. Serão consideradas faltas passíveis de punição os seguintes casos:

6.2.1. Faltar com o devido respeito ao adversário, usando linguagem deselegante, injuriosa de baixo calão.

6.2.2. Praticar atos de hostilidades contra o adversário fazendo comentários deselegantes de cunho racista, xenófobos, homofóbicos etc. ou tecer comentários depreciativos a respeito do nível enxadrísticos ou da qualidade dos lances dos adversários.

6.2.3. Caluniar o adversário ou membros da administração do torneio, atribuindo-lhe, sem a devida comprovação, fatos desonrosos ou de má conduta.

6.2.4. Proceder deslealmente utilizando engines;

6.2.5. Faltar com a verdade nas informações prestadas;

6.2.6. Simular desconexão ao sair da partida deliberadamente sem abandonar o jogo quando perceber não haver chances de vitória. Estará sujeito a exclusão do torneio e em caso de reincidência o jogador poderá ser excluído do grupo por atitude antidesportiva.

 

 

7. Considerações Finais:

 

7.1. É de exclusiva responsabilidade dos jogadores informar aos adms quaisquer problemas e enviar prints de tela quando necessário antes do final de cada rodada.

7.2. Em casos de Suspeita de fraude; o jogador que se sentir prejudicado por suspeita de vitória por uso de engine deve informar apenas aos administradores sobre sua suspeita para que seja analisada a partida e tomadas às devidas providencias caso haja confirmação de fraude. Vale a pena lembrar que suspeita em si mesma não se constitui como prova de fraude.

7.3. Após o término das rodadas não serão aceitos pedidos de vitória, de forma que qualquer jogo não realizado e sem a solicitação de vitória com prints de comprovação será atribuído w.o para ambos os jogadores.

7.4. Desclassificação por uso de Engine

7.4.1. O jogador que for acusado do uso de engines e/ou computadores para auxílio de jogo pelo LICHESS, mesmo que com um nick não oficial, mas conhecido pela administração como sendo do jogador, não poderá usar outro nick e será automaticamente desclassificado do torneio.

7.5. Desclassificação por W.O.

7.5.1. Os jogadores que por algum imprevisto e/ou dificuldade não realizar alguma(s) partida(s) receberá w.o. podendo o mesmo jogar as rodadas seguintes, contudo será adotado uma tolerância de no máximo 40% do número de rodadas do torneio, onde um jogador com índice de w.o superior ao limite estabelecido será removido do torneio.

7.5.2. O Jogador que não comparecer a três partidas seguidas (sem justificativa) será desclassificado do torneio.

7.6. Vitória por Desconexão

7.6.1. Deverá ser realizada uma nova partida dentro do prazo da rodada em casos de desconexão em que não tiverem sido realizado os cinco primeiros lances de cada jogador.

7.6.2. Após o sexto lance se a conexão de algum jogador cair, o que ficar online deve aguardar a volta do adversário para continuar o lance ou a queda do tempo, só então a partida estará encerrada e com vitória para aquele que não caiu à conexão.

7.6.3. Poderá ser proclamada a vitória somente se o lance do jogador cuja conexão caiu fosse forçado e recebesse mate inevitável no lance seguinte.

7.6.4. A partida será declarada empatada em caso de insuficiência de material para dar mate por parte do jogador que permaneceu online nos casos de desconexão.

7.7. Casos Omissos

7.7.1. Todos os demais casos serão analisados pelos administradores do torneio.